Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
Por Redação Rádio Eldorado | 10 de dezembro de 2025
O Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro, entrega nesta quarta-feira (10) o diamante produzido a partir das cinzas de Preta Gil — um pedido feito pela própria artista. De acordo com o crematório, a peça foi obtida por meio da extração de carbono das cinzas, sintetizado em laboratório para formar o cristal que será guardado pela família como lembrança permanente.
A criação de diamantes memoriais, feitos a partir de restos cremados, tem se popularizado no país como alternativa simbólica para homenagens póstumas. No caso de Preta Gil, parte de suas cinzas foi convertida em joias destinadas a parentes e amigos próximos. O restante permanece no columbário, onde um busto realista da cantora virou ponto fixo de visitação.
Preta Gil morreu em 20 de julho, aos 50 anos, em Nova Iorque, em decorrência de um câncer no intestino. Diagnosticada em 2023 com um tumor colorretal, a artista enfrentou cirurgias, sessões de quimioterapia e outros tratamentos, alternando momentos de melhora e piora até o agravamento final da doença.